A cidade em movimento
“Em você, o São Paulo de seus avós, de seus bisavós e de seu trisavô prossegue de bandeira em bandeira, de trincheira em trincheira, de coração em coração! Ninguém mais predestinado que você para levar ao futuro a glória de um povo que escrever com a epopéia do bandeirismo o décimo primeiro canto dos Lusíadas!”
Extraído da saudação do poeta Paulo Bomfim quando da posse do autor na Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, em 22 de abril de 1997
“Cronista por excelência, Antonio Penteado Mendonça se ocupa de uma rica variação de temas e os desenvolve com maestria. Núcleo comum a todos eles, o encanto por São Paulo. Esta São Paulo de tantas surpresas, de tantos mistérios. Cidade de que todos nos queixamos, mas que exerce invencível sedução quando longe dela. … A facilidade com que discorre, o colorido das imagens, a honestidade dos sentimentos é força geratriz de uma saudável contaminação cívica. Belíssimo presente para a anciã que esconde a idade, mas entremostra glamour e ainda suscita paixões.”
José Renato Nalini