Um risco apavorante
Você já pensou que Donald Trump pode ser o próximo ganhador do Prêmio Nobel da Paz? Isso mesmo! Donald Trump pode ser o próximo ganhador do Nobel da Paz. Como? Simples. Se ele tiver um pouco de sorte e não falar muita bobagem antes da hora, a paz entre as duas Coreias pode estar na bica de acontecer.
Se acontecer, são favas contadas. Trump ganha o Nobel da Paz e aí o mundo entra em parafuso. Afinal, nos Estados Unidos, o emprego está bombando, a economia crescendo e a bolsa subindo.
O que Trump está fazendo é o que ele disse que faria durante a campanha. Ninguém pode dizer que foi pego de surpresa, que não sabia, ou que não estava esperando. Se ele tem um mérito é que não mentiu. Está sendo coerente com o que falou e o apavorante é que os Estados Unidos estão numa maré boa, as ondas estão subindo na medida certa para serem surfadas e é isso que ele está fazendo.
Tem quem não vai concordar comigo. Peço desculpas, mas isso não é o que eu acho, são dados internacionais, públicos e levados a sério pelo resto do mundo.
Ele quer que o resto do planeta se lixe. Se ficar bom para os americanos está bom para ele e ele vai acelerar cada vez mais. Nós já estamos sentindo. A taxa sobre o aço e o alumínio bate de frente nas exportações brasileiras.
Imagine se as Coreias se entendem e ele volta de lá com um amplo acordo com a Coreia do Norte, que aceita parar a corrida nuclear em troca de uma parceria comercial privilegiada com os Estados Unidos.
É Prêmio Nobel da Paz na certa! Não se esqueça que Obama ganhou o Nobel antes de fazer qualquer coisa. Se Trump fizer a paz na Coreia, o mundo, aliviado, vai se curvar a um louco. E nós vamos pagar o preço.
Voltar à listagem