Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 09/05/17

Trânsito ruim é problema no mundo

Trânsito ruim é problema de todas as grandes cidades do mundo. Tanto faz se tem ou não tem metrô, ônibus ecológicos, bondes, carroças, riquixás, a verdade é que, tanto faz onde, todas as grandes cidades do mundo têm trânsito complicado.

E a razão é relativamente simples: tem mais carros do que ruas e as CET’S das outras cidades, se não são tão ruins quanto a nossa CET, também não são muito melhores.

E, do outro lado, todas contam com a ajuda expressiva de um rol enorme de péssimos motoristas, fominhas, donos da rua, egoístas e o mais que puder ser pensado para definir alguém que não tem respeito pelo próximo, nem pela coisa pública.

A verdade é que o brasileiro não é pior do que os outros povos. O ser humano é a mesma coisa em todas as partes, por mais que digam que não, que existem diferenças entre tipo, raça, gênero, torcedor de futebol, vendedor de cachorro quente, pastor, padre, apóstolo e os demais emissários dos céus.

Também não somos melhores. Nem no capítulo corrupção, pelo qual hoje estamos em patamares importantes, como se isso nunca tivesse acontecido na história do mundo. É olhar a história dos Estados Unidos, com o crime organizado e políticos corruptos mandando nas grandes cidades do país; é olhar a França depois da Primeira Guerra Mundial; é olhar a Grã-Bretanha durante todo o século 19 para ficar claro que os outros fazem as mesmas coisas que nós fazemos, é só questão de oportunidade.

Mas, voltando para o trânsito das grandes cidades, em Nova Iorque leva mais de uma hora para se ir do centro ao aeroporto. E o tempo é mais ou menos o mesmo em Londres, Paris, Washington, Roma ou Lisboa. Quer dizer, aqui pode até ser pior, mas é muito pouco.

Voltar à listagem