Qual a pior?
Responda rápido! Qual a pior? Não vale dizer a CET. Todos sabem que a CET é a pior em qualquer competição sobre a pior. Em outras palavras, ela é campeã absoluta no quesito incompetência, o que a coloca, neste concurso, na condição de madrinha da festa. Portanto, sem chances de concorrer ou ser votada.
Voltando à pergunta inicial, qual a pior, sua companhia de telefone celular, sua provedora de internet, a companhia de energia ou a companhia de água?
Não tem dúvida, todas são péssimas e não atingem o mínimo exigido pelos contratos ou pelas regas mais simples de administração empresarial.
O pior é que são sistematicamente protegidas pelo Governo. É o caso das provedoras de banda larga e telefonia celular. Quando atingem o que prometem e vendem, dá vontade de comemorar, porque a regra é estarem permanentemente abaixo dele. Em vez de serem multadas, a agência encarregada de fiscalizá-las autoriza que não forneçam o combinado, mas permite que cobrem os preços mais salgados do mundo.
É o caso das distribuidoras de energia elétrica. Além de não garantirem a qualidade, também não garantem o fornecimento, pela simples razão de invariavelmente não fazerem sequer os investimentos mínimos exigidos pelo contrato. Mas cobrar elas sabem. E gostam tanto da coisa que não é raro embutirem produtos que ninguém solicitou, nem sabe que comprou, no preço da fatura. Depois, pegas no pulo, fazem cara de espanto, pedem desculpas e dizem que vão responder para todos os consumidores.
Tão gloriosas quanto elas, as empresas de água e esgoto são um deboche. Junto com a água, fornecem vento, não tratam todos os esgotos, perdem mais de 30% da água nos canos, mas falam grosso e cobram caro.
Neste deserto, qual você acha que é a pior? Ela merece um prêmio.