Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 19/12/17

Política é para profissional

O deputado Ulisses Guimarães dizia que política é para profissionais. Ele falava com conhecimento de causa, afinal, teve uma longa carreira na política brasileira. Winston Churchill, o grande político britânico, dizia que política não é moral ou imoral, é amoral.

Ninguém nasce político. Alguns nascem com mais jeito para a coisa, mas o aprendizado até que se tornem políticos competentes – José Sarney, Michel Temer, Getúlio Vargas ou Jânio Quadros – leva anos e passa pelos mais variados momentos, avançando e recuando conforme a música, mas sempre que possível ocupando cargos, eleitos ou nomeados, tanto faz.

Os exemplos que eu usei não são propriamente o sonho de político da sociedade brasileira, mas são todos bem-sucedidos nas suas carreiras e o são porque aprenderam a jogar o jogo, criar a malha, as ligações, os currais, as convergências e os favores necessários a garantir-lhes força e poder.

Presidente da República tem que ser do ramo. Não adianta imaginar que amador dá conta do recado. É olhar o estrago feito pela dupla Dilma e Mantega para ver que não funciona. Ou, se preferirem, o Collor, em 1992.

O outro lado da moeda é Lula. Se alguém entendeu o povo brasileiro a aperfeiçoou as formas de enganá-lo, este alguém é ele, o demagogo perfeito. Como foi ele que organizou e implantou a apavorante rede de corrupção montada pelo PT como forma de exercício do poder.

Quantos anos Lula tem de estrada? Quantos anos Michel Temer tem de estrada? Quantas décadas de política deram ao Sarney, ao Jucá e a tantos outros que estão aí o jeito, a lábia, a cara de pau que têm hoje?

Poder não cai do céu. Chegou a eles depois de longo aprendizado, estrada, troca, mentira, corrupção, nepotismo, malandragem. Isso é política. Imaginar que um novato na presidência dá conta do Congresso é acreditar que Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa vão estourar na Black Friday.

Voltar à listagem