O que engorda?
Outro dia, meu sócio, Armando Char, fez uma ponderação que merece a mais profunda reflexão de todas as pessoas envolvidas no assunto, mas, principalmente, das que pretendem fazer dieta e emagrecer comendo salada.
“Quem disse que salada emagrece? Boi só come salada e, com 18 meses, está gordo, pronto para o abate”.
Ora se boi engorda comendo salada, por que com qualquer um de nós seria diferente? Em outras palavras, salada engorda.
Ainda com respeito aos fanáticos pelos verdes e assemelhados, vale lembrar o que disse o Dr. Carlos Alberto Pastore, num de seus programas aqui na Rádio: “não adianta querer tirar os carboidratos da alimentação – eles são a comida do cérebro”. Sem carboidrato o cérebro começa a pifar e aí é que mora o perigo.
Então como emagrecer? Pra essa pergunta vale outra, contraposta: o que é ser magro?
Os quadros da renascença mostram mulheres ricas em carnes e formas. Os quadros impressionistas, 400 anos depois, mostram o mesmo padrão. As divas do cinema, até pouco tempo atrás, não eram reconhecidamente magras. E por aí vamos.
Então, o que é ser magro? Ou, melhor, por que ser magro? Será que é natural ser magro? Na natureza, magro é bicho com fome. Zebras e gnus que não encontram capim na grande migração; leões que não comem zebras e gnus; onças velhas, cachorros desdentados, faquires e outros gêneros assemelhados.
Cada um tem sua constituição. Tem gente que engorda, tem gente que não engorda, tanto faz se comem muito ou não. É assim porque é assim. Então, por que ir contra o que você é? Relaxe e beba um chope.
Voltar à listagem