Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 18/12/14

Mudou muito em pouco tempo

por Antonio Penteado Mendonça

Quem comparar o Brasil de hoje com o país de 50 anos atrás verá duas realidades completamente diferentes. Dois países completamente diferentes, duas sociedades completamente diferentes.

E, me desculpem os saudosistas, mudou para melhor. Para muito melhor! É outra nação, com outra qualidade de vida. Até o SUS é melhor do que o que tinha antes.

O ponto fraco fica por conta da CET. 50 anos atrás não tinha CET e se o trânsito de São Paulo já era ruim, não era tão ruim como é hoje.

Eu sinto saudades como um sentimento bom por algo que foi bom. Não quer dizer que quero voltar ao passado, nem que antes era melhor. Não. Apenas antes eu vivi algo que foi bom e por isso ficou na lembrança, no coração, e do que eu me lembro com carinho, com amor.

Não tenho a menor vontade de voltar ao passado, nem de reviver o passado. Cada momento é único e a vida segue em frente. Não tem volta. E se tivesse, eu não faria a menor questão. O que passou, passou. Vale a lembrança boa e quente. Mas vamos em frente porque atrás vem gente.

O Brasil de 50 anos atrás era bucólico e em grande parte miserável. Mesmo próximas de São Paulo, as casas nem sempre tinham luz, banheiro, água encanada.

Estradas aqui ao lado eram de terra. Como a antiga São Paulo/Campinas, entre Jundiaí e Vinhedo. Ou a Louveira/Itatiba, que um pouco antes ainda era uma estrada de ferro.

A vida média mal chegava aos 50 anos. Por isso as aposentadorias nacionais são tão baixas.

Dependíamos do café. Telefone mal falava. Automóvel era artigo de luxo. No Rio de Janeiro faltava água regularmente, e era a Capital! O Brasil é hoje outra nação. E muito melhor!

Voltar à listagem