Jubileu de D. Fernando
Dia 16 de dezembro aconteceu o Jubileu de Ouro de D. Fernando Antonio Figueiredo, Bispo Emérito de Santo Amaro, um dos nomes mais respeitados da Igreja Católica.
Eu poderia dizer que o homem sagrado padre 50 anos atrás é um dos maiores especialistas em patrística, ou os primeiros séculos da história da Igreja. Que fala grego, latim, italiano, francês e alemão. Que foi um dos responsáveis pela revisão e modernização do ensino nos seminários e da formação de padres.
Que por isso se tornou amigo de pessoas como o Papa Bento 16, o Papa Francisco e o Cardeal D. Cláudio Hummes, e que o Papa o convidou para continuar à frente da formação de padres, mesmo tendo ultrapassado a idade para aposentadoria compulsória.
Também poderia dizer que é o responsável pela impressionante expansão da Diocese de Santo Amaro, que tinha menos de 40 paróquias quando ele foi nomeado seu primeiro bispo e que hoje tem mais de 130 igrejas atuantes na região.
Que, numa época em que a Igreja vê diminuir o número de novos sacerdotes, ele formou mais de 200 padres, alguns deles atuando na França e na Alemanha, suprindo a falta de padres nestes países.
Quem já viu as missas do Padre Marcelo Rossi, sabe que D. Fernando as celebra com ele e que a palavra, essa, é sempre de D. Fernando que, com seu olhos bons e amigos e um sorriso feliz, fala aos fiéis com imensa ternura. Sabe que foi ele quem construiu o Santuário da Mãe de Deus.
Poderia escrever um livro falando de D. Fernando e da importância do seu exemplo para o Brasil. Poderia, mas vou parar por aqui. Parabéns, D. Fernando, e que Deus o mantenha na ativa por pelo menos outros 50 anos!
Voltar à listagem