Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 17/09/15

As metas, o óbvio e a incompetência

A ideia era brilhante, como tantas outras desta Administração. Aliás, na longa história das gestões pífias que infernizam São Paulo, poucas tiveram tantas ideias brilhantes como esta. Por isso, poucas vezes nos mais de 450 anos da cidade tivemos uma administração como essa.

A ideia de aumentar o fluxo diminuindo a velocidade se baseou na teoria das grandes metas cabalísticas criada pela Presidente da República em dia de muita inspiração.

Quando ela mostrou cientificamente que 2 mais 2 poderia dar 4, mas sem certeza, o que possibilitava dobrar a meta e ter como resultado 9, a administração que não gosta da cidade apropriou-se do quase teorema, acrescentou a teoria da relatividade invertida, na qual as paralelas se encontram no início, mas se perdem no infinito, e desenvolveu a tese de que a redução da velocidade aumenta o fluxo.

Infelizmente, na prática, o resultado não saiu como esperado, ou melhor, como o vendido. Como a administração tem bronca da cidade – e, por isso, quanto pior, melhor – ter dado tudo errado significa ter dado tudo certo e os pais da ideia estão satisfeitos com o que foi feito.

O trânsito, que já estava quase parado, acabou de parar. Quando anda, é para enganar trouxa, dando a esperança de que o buraco tem fim.

O fim do buraco, se a cidade tiver sorte, só acontecerá depois do ano que vem. Até lá, vamos conviver com toda sorte de ações pensadas para complicar seu dia a dia e piorar sua qualidade de vida.

Você não ouviu falar em investir em creches na periferia, em hospitais e saúde, manutenção das ruas, limpeza de bueiros ou outra medida minimamente razoável. Não, a única coisa que importa é entrar para a história como os que foram piores do que o ministro que todos já esqueceram. E, para isso, nada como criar ciclovias e faixas de ônibus.

Voltar à listagem