Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 24/01/14

25 de janeiro de 1554

por Antonio Penteado Mendonça

Oficialmente, com base na história, São Paulo não foi fundada em 25 de janeiro de 1554. Politicamente, com base em interesses variados, a data da fundação de São Paulo passou a ser 25 de janeiro de 1554.

Historicamente, com base nos documentos da época, São Paulo não foi fundada pelo Padre José de Anchieta, que, aliás, naquele dia não era padre, mas irmão da Companhia de Jesus. Ele só seria ordenado padre vários anos depois. O homem do momento era Manuel da Nóbrega.

São Paulo de Piratininga foi alçada a Vila em 1560, continuando com o mesmo pelourinho da Vila de Piratininga, fundada por Martim Afonso de Souza em 1532. Logo depois o pelourinho foi transferido para Santo André da Borda do Campo, povoação fundada por João Ramalho, onde permaneceu até 1560, quando, numa ação conjunta, visando manter a ocupação do Planalto de Piratininga, João Ramalho e o padre Manuel da Nóbrega decidem unir os poucos moradores em volta do colégio erguido pelos jesuítas, este sim, inaugurado em 25 de janeiro de 1554.

A autorização para isso, dada por Mem de Sá, é de 1560. Nela a coroa portuguesa transfere o pelourinho de Santo André para a nova povoação, com menos de 100 habitantes, batizada de São Paulo de Piratininga, e a eleva a categoria de vila.

25 de janeiro é a data da inauguração do segundo colégio dos jesuítas no Planalto de Piratininga. Em verdade, eles estavam em Santo André da Borda do Campo, numa escola ainda menor, desde agosto de 1553.

Por que 25 e janeiro foi escolhido para data da fundação da cidade e por que o padre José de Anchieta foi escolhido para seu fundador são mistérios que as idas e vindas da política explica, mas que a história não confirma.

Voltar à listagem