Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 15/11/17

15 de novembro

É impressionante, mas um número elevado de alunos das escolas brasileiras não tem ideia do que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e por isso não sabe a razão do feriado.

É feriado e basta. Não sabem o que aconteceu no dia 15 de novembro, como também não sabem o que aconteceu no dia 13 de maio, 23 de maio, 9 de julho, ou 22 de abril.

Quem sabe decorem os dias do carnaval, natal e páscoa. Mas será que sabem o real significado das festas religiosas ou a origem do carnaval? Pouco provável.

Pobre país que não guarda seu passado! Sem passado não há presente e sem presente não há futuro. Tudo no mundo tem começo, meio e fim. Se o começo é deixado de lado, porque a escola desandou e se transformou em espaço para vender ideias anacrônicas e sem sentido, pior para o aluno e pior ainda para o futuro do Brasil.

Nossa sociedade será composta por analfabetos funcionais, completamente despreparados para os desafios do século 21. E o Brasil ficará para trás, comido vivo pela dinâmica inexorável da história.

15 de novembro é uma data paradoxal. A República foi proclamada por um militar monarquista, sem a participação dos republicanos. Aconteceu antes da hora, quando as forças da mudança ainda não estavam prontas para assumir o governo. Aconteceu de forma atabalhoada, sem ninguém combinar com ninguém.

Em pouco tempo, as coisas desandaram. A luta pelo poder entre os militares e os civis se acirrou, o Marechal fechou o tempo e o regime virou uma ditadura. O grande ausente do momento histórico foi o povo, em nome de quem a República foi proclamada. Aliás, como acontece até hoje. Por isso estamos no fundo da lata de lixo, mas ela é republicana…

Voltar à listagem