A impotância da inovação
Originalmente publicado no jornal SindSeg SP.
por Antonio Penteado Mendonça
Dia sete próximo, a CNseg entregará o “Prêmio Inovação em Seguros”, edição 2022. É o prêmio mais importante do setor de seguros. Além de premiar a inovação, através dos trabalhos mais relevantes nas diferentes áreas da atividade, ele é uma alavanca para o desenvolvimento de novos processos, cenários, produtos, relacionamentos, posturas e visões que, ao longo dos últimos anos, mudaram o negócio do seguro pela implementação de ações que modernizaram a atividade em todos os seus parâmetros.
Criado com a finalidade específica de reconhecer o melhor do setor no campo da inovação de forma geral, o prêmio é a recompensa da eficácia dessas ações, através da divulgação e premiação dos trabalhos mais inovadores e capazes de gerar ganhos para o negócio do seguro.
Num mundo em constante transformação e que diariamente se aproxima de novas fronteiras, numa velocidade impressionante e completamente diferente de tudo que aconteceu no passado, o setor de seguros brasileiro não poderia ficar indiferente ao que acontece à sua volta, no país e no planeta.
Antigos procedimentos, teorias ultrapassadas, velhas formas de relacionamento precisavam ser revistas para adequar a atividade ao incrível salto tecnológico que varreu o mundo, bem como a todas as suas consequências, aplicadas ao dia a dia das nações e das pessoas, especialmente pela explosão da internet e das profundas modificações trazidas por ela.
O ganho de escala, a velocidade estonteante que turbinou as relações empresariais, a massa de informações à disposição das pessoas exigia que o setor de seguros se reinventasse e isto aconteceu rapidamente, de forma silenciosa, sem chamar a atenção do grande público, mas com resultados extraordinários para o setor, as companhias e a sociedade.
As mudanças estão aí, à vista de todos, mas sua implementação não chamou a atenção porque foi feita naturalmente, ao longo do tempo, com a adoção de novos produtos, procedimentos, relacionamentos, comunicação e ações de backoffice, que foram modernizando a forma de fazer negócios e facilitando a vida de todos os envolvidos.
Parte dessa onda modernizante tem muito de sua origem no “Prêmio Inovação em Seguros”, criado pela CNseg para incentivar a criatividade e a aplicação de seus resultados no cotidiano do mercado. Atualmente, as carteiras, os produtos, a burocracia, o acompanhamento, a resolução de problemas, enfim, todas as áreas da atividade são diretamente impactadas pelos trabalhos inscritos no “Prêmio”, independentemente de terem sido os vencedores de suas edições.
O simples fato de estarem entre os selecionados para serem julgados já mostra sua relevância para as empresas que os inscreveram, para os profissionais que os criaram e desenvolveram, para o setor e para a sociedade. É sempre bom lembrar que uma das notas que compõem o resultado é para a implementação do projeto. Ou seja, o “Prêmio” não é teórico. Sua razão de ser é a realidade da operação de seguro e o reconhecimento das melhores formas para incrementá-la.
Voltar à listagem