Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 26/05/14

Venezuela X Brasil

por Antonio Penteado Mendonça

De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo’”, a Venezuela atingiu o expressivo número de 39 assassinatos por dia. É número de gente grande, que não deixa dúvida sobre a deterioração da situação política e social do país, apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

39 assassinatos por dia, mantendo-se a média, dá o total de 14 mil mortos por ano. Ou, de acordo com a notícia, 48,5 mortos para cada 100 mil habitantes.

Mas, de acordo com organizações independentes que monitoram o crime na Venezuela, o quadro é muito pior, com 25 mil mortos em 2013, o que daria 79 mortos por 100 mil habitantes, um número verdadeiramente apavorante.

Seja qual for a cifra correta, o que salta aos olhos é que a vida humana na Venezuela está valendo muito pouco. A violência tomou a sociedade e o resultado tem sido trágico.

Apenas a título de comparação, o Brasil tem mantido a média de 50 mil assassinatos por ano.

De acordo com os números oficiais, é três vezes mais do que a Venezuela, de acordo com as ONG’s independentes, o do dobro. Tanto faz, a verdade é que o Brasil tem um quadro tão ruim quanto o nosso vizinho do norte.

É preciso lembrar que a população brasileira é muito maior do que a da Venezuela. Assim, em números relativos, a média de assassinatos brasileira é menor do que a venezuelana, o que não quer dizer que, em números absolutos, o quadro aqui não esteja bem feio.

Está e tende a ficar pior. O crime está ganhando da polícia. Por isso, para nós, resta rezar e acender vela cada vez que saímos de casa.

Voltar à listagem