Uma palestra especial
Na posse do Ministro Dias Toffoli na Presidência do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Luiz Roberto Barroso saudou o novo Presidente com uma palestra lúcida, clara e cirúrgica sobre a situação brasileira.
No Congresso Estadual dos Corretores de Seguros de São Paulo ele repetiu a dose, mas com mais dados e mais análise, abrindo a fotografia nacional de forma a permitir a visão geral do quadro.
Dividindo a palestra em três blocos, o Ministro contextualizou o momento atual, mostrando o passado, o presente e o que pode ser o nosso futuro.
Falando de forma coloquial, o Ministro Barroso prendeu a atenção de perto de quatro mil participantes do Congresso durante mais de uma hora.
Foi uma aula de Brasil e uma aula de como se falar em público, tratando assuntos da maior seriedade, com a profundidade necessária para não permitir ilusões e a leveza, temperada com humor, para não cansar a plateia.
O Ministro é otimista em relação ao futuro. Ainda que o presente e o futuro próximo tragam nuvens carregadas, a análise dos últimos trinta anos de nossa história mostra que o país conseguiu avanços impressionantes em todas as áreas, da social à econômica, passando pela discussão de temas relevantes como a inclusão das minorias, a realidade da mulher, racismo, uso da terra, iniciativa privada, empreendedorismo, etc.
E o Ministro está certo. A análise desapaixonada da história do Brasil, desde 1808, com a vinda da família real portuguesa, mostra uma nação que vem avançando consistentemente e em algumas áreas até com surpreendente rapidez.
Dentro da polarização política que tomou o Brasil, a palestra do Ministro Barroso traz bom senso, realidade e otimismo para nossas vidas.
Voltar à listagem