Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 15/09/14

Um evento diferente

por Antonio Penteado Mendonça

No dia 5 de setembro passado eu tive o privilégio de participar de um evento atípico, pelo menos na rotina dos eventos que discutem a Justiça e o Judiciário. O Seminário “Justiça e Imprensa”, realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, com apoio da Associação Paulista dos Magistrados – APAMAGIS -, foi diferente pela profundidade e franqueza das abordagens feitas por alguns dos principais nomes do Poder Judiciário brasileiro.

A grande certeza que emergiu dos debates é que, da forma como está, não dá mais. Que é preciso encontrar soluções para mudar profundamente a forma como a sociedade tem se valido do Poder Judiciário, bem como o próprio Poder Judiciário, em sua forma de conduzir os 100 milhões de processos em curso nas diferentes Justiças brasileiras.

As análises dos prós e dos contras desceram a patamares inimagináveis na imensa maioria dos eventos realizados para discutir um assunto tão delicado.

A conclusão dos trabalhos deixou claro que o país se deu conta de que do jeito que está, está ruim. E que é necessário encontrar alternativas e soluções capazes de criar um novo cenário, no qual os brasileiros tenham na prestação da justiça uma atividade que os proteja e garanta seus direitos, o que não acontece atualmente, principalmente por causa da demora dos processos.

A convite do Presidente, José Renato Nalini, participaram do evento os ministros Luis Roberto Barroso e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, Luis Felipe Salomão, Ricardo Villas Boas Cueva, Sebastião Alves dos Reis Júnior, Sidnei Beneti e Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça, e desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi um grande evento, cujas ideias não podem morrer na praia.

Voltar à listagem