Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida está completando 300 anos. Ou melhor, a pescaria da imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 2 lances separados, está completando 300 anos.
Então a imagem é mais antiga e Nossa Senhora, mãe de Cristo, tem mais de 2000 anos. O que está sendo comemorado é o encontro da imagem da Santa, primeiro o corpo, depois a cabeça, em dois lances de rede, nas águas escuras do Rio Paraíba do Sul.
Foi em 1717 que 3 pescadores, premidos pela necessidade, saíram para pescar e, em vez de peixe, trouxeram para a canoa, primeiro uma imagem sem cabeça e, na sequência, no segundo lance, a cabeça da imagem.
Nossa Senhora da Conceição evoluiu para Nossa Senhora Aparecida e a imagem escura, quase negra, se transformou em padroeira do Brasil. Bem aventurada imagem de Nossa Senhora Aparecida, quase bem aventurado Brasil. Deus tenha compaixão do povo brasileiro!
Que a doce paz da Mãe dos Pobres se espalhe pelo imenso território nacional! Que ela nos abençoe e dê forças para, neste momento difícil, sairmos do buraco em que nos metemos sem ajuda de ninguém, sem apoio do demo ou de qualquer força maligna.
Que Nossa Senhora Aparecida, em sua imensa clemência, tenha piedade de nós e limpe a área como presente para a fé de milhões de brasileiros que a veneram e anualmente lotam seu santuário, como prova de humildade e pagamento de promessas.
A Basílica nova está longe de ser bela. Imponente, sem dúvida, mas bela, não. Bela é a igreja antiga. Templo singelo, feito para receber a imagem resgatada do rio, singela como a igreja em que ficou por mais de 2 séculos. Singela como a alma original do cidadão brasileiro.
Voltar à listagem