Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 25/12/14

Mais parque Minhocão

por Antonio Penteado Mendonça

Agora é verdade e pode estar próximo de acontecer. O Minhocão, o Elevado Costa e Silva, pode, realmente, se transformar num parque.

As alternativas são meter o bruto abaixo ou transformá-lo num parque. Uma longa e densa área verde embelezando a cidade, melhorando a qualidade de vida de quem mora em volta e abrindo espaço para outras intervenções, como unir a Praça da República ao Parque da Água Branca, transformando o caminho num único e deslumbrante parque.

Parque para deixar o mundo com inveja. Quantas cidades têm uma área como essa, cortando toda uma mancha cinza, capaz de trazer de volta cor e vida para ela?

Pois é, o Minhocão é isso. Hoje uma cicatriz cinza e triste que serve para ajudar o trânsito. Amanhã pode se transformar numa obra alegre e colorida, capaz de encher de vida alguns quilômetros de cidade, e os seus entornos, o que não é pouca coisa.

Com o parque no lugar da avenida suspensa, milhares de pessoas serão diretamente beneficiadas pela mudança na qualidade do ar, no silêncio, na perspectiva de uma imensa área de lazer, de um jardim suspenso, muito maior do que o de Nova Iorque.

A alternativa é colocar o Minhocão abaixo. Implodir a imensa estrutura e fazer sabe Deus o quê com toneladas e toneladas de entulho, que terão que ser colocados em algum lugar, complicando a solução para o lixo da cidade.

A discussão está aberta. Cabe a cada um de nós tomar partido para definir a cidade que queremos. Como deve ser o futuro da metrópole? Como deve ser o amanhã de nossos filhos? O que nós queremos? O Parque Minhocão e á solução mais barata, bonita e útil para uma estrutura que ainda pode ser muito útil.

Voltar à listagem