Dia da compreensão mundial
Você sabe o que se comemora no dia 17 de setembro? Poderia responder que é o aniversário de uma prima muito querida, mas tem mais. Dia 17 de setembro é o dia da compreensão mundial. Isso mesmo, dia da compreensão mundial. Você acha que isso existe?
É uma pergunta importante. Será que existe alguma coisa parecida com compreensão mundial? Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, temos a ONU, criada justamente para tentar fazer o mundo se entender.
Se ela teve sucesso ou não, não me cabe julgar. Só gostaria de lembrar que, pouco depois de sua criação, começou a guerra fria, que durante décadas apavorou o mundo com a ameaça constante de uma guerra nuclear.
Pra quem acha que, tirando isso, o resto correu fácil, temos a guerra da Coréia no começo dos anos 1950; os franceses expulsos da Indochina logo depois; e a guerra do Vietnã, como herança maldita dos franceses ao longo da década de 1960.
Também tivemos as guerras entre árabes e judeus e, nos anos 1970, o Khmer Vermelho matou vários milhões de pessoas em nome ninguém sabe do quê.
A União Soviética não se notabilizava pelo respeito ao cidadão, nem Cuba, nem as outras repúblicas socialistas. É verdade que a América do Sul também não deu bons exemplos e a África superou o inimaginável em termos de barbaridades do ser humano com o ser humano.
Não temos mais esse quadro. O comunismo saiu de moda. Mas será que o que entrou no seu lugar dá esperança para quem quer acreditar na compreensão humana?
Será que o terror, o ódio e a boçalidade que grassam no mundo nos prometem tempos melhores, de paz e harmonia entre as pessoas de bem?
Voltar à listagem