Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 05/05/17

Corrupção é coisa antiga

Para quem imagina que o Brasil inventou a corrupção ou que o mundo nunca viu nada parecido com o que está acontecendo aqui, uma notícia triste: a corrupção é tão antiga quanto o ser humano e pode ser encontrada logo no começo da Bíblia.

Nos tempos de Abrão, a coisa já corria solta. Quantas cidades foram tomadas porque alguém pagou para outro alguém abrir os portões durante a noite? Quantos foram passados para trás por conta de promessas nem sempre cumpridas?

O império persa era famoso pela corrupção endêmica. Mas será que os gregos não faziam a mesma coisa? Será que no império romano todos eram santos, ou uma graninha no bolso sempre fez a festa de muita gente?

Não me lembro que príncipe italiano dizia que era mais fácil e mais barato tomar uma cidade pagando às pessoas certas do que pela força das armas.

Chegando no mundo moderno, quantos americanos ficaram ricos ou muito ricos por conta de uma ajudinha de custo por baixo do pano? A bandalheira era tão escancarada que tocaram fogo na prefeitura de São Francisco para queimar os arquivos antes de uma investigação federal apurar o que acontecia na cidade.

Faz poucos anos, a Siemens, um dos gigantes alemães, teve que pagar bilhões de dólares para fazer um acordo com autoridades norte-americanas e europeias e abafar um dos maiores escândalos de corrupção da história. A França, antes da Segunda Guerra, tinha de tudo, menos negócios honestos com o governo. E a Grã-Bretanha já assistiu coisas de deixar executivo da Odebrecht de cabelo em pé.

O que estamos descobrindo no Brasil é apavorante e tem que ser punido, mas é só a prova de que, deixando, o ser humano não hesita, rouba.

Voltar à listagem