Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 27/01/17

A marronzinho que é fiscal do INMETRO

Pasme! Não contente em infernizar sua vida e não cuidar do trânsito da cidade, uma marronzinha, ainda na administração passada, em 2016, decidiu aplicar 10 multas num caminhão parado por ela, que transportava produtos químicos e cruzava a cidade de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro.

Sem entrar no mérito do que levou a diligente oficial a fazer o que fez, das 10 multas, uma me chamou a atenção. A marronzinha multou o caminhão porque, segundo ela, os baldes que acondicionavam o produto estavam fora da especificação do INMETRO ou não tinham sido aprovados pelo INMETRO.

Eu não entendo nada de especificações do INMETRO, mas me parece que um balde que acondiciona produtos químicos, que tem todas as informações escritas do lado de fora, sobre o produto e sobre as condições do balde, não deve estar fora das especificações do INMETRO.

Por outro lado, não tenho a menor certeza de que a marronzinha que multou o caminhão saiba muita coisa sobre o INMETRO, ainda mais no que se refere aos padrões adotados para os baldes utilizados no transporte de produtos químicos.

Também não tenho a menor certeza de que ela tenha maior familiaridade com o produto transportado, nem com a embalagem que deve ser utilizada para o seu acondicionamento. Assim, me parece pretensão, ou piada de mau gosto, ela multar porque o balde utilizado está em desacordo com o produto transportado e que, portanto, o caminhão não cumpriu as normas de segurança esperadas.

Como isso aconteceu no tempo da prefeitura que não gostava da cidade e a nova administração assumiu prometendo mudanças radicais, espero que a CET instrua seus agentes para, no mínimo, terem bom senso.

Voltar à listagem