Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 06/02/15

Será que adianta?

por Antonio Penteado Mendonça

O Ministro de Minas e Energia diz enfaticamente que não há falta de energia, mas quem mora no Brasil sente a coisa de outro jeito. Não, não estou falando no apagão que deixou 11 estados sem luz. O tema é muito mais prosaico. Fica na cidade de São Paulo, que, faz tempo, acorda parcialmente sem luz todos os dias.

É uma ação democrática. Um dia falta luz aqui, outro falta luz ali, depois mais pra frente, e mais pra trás, numa cadência absolutamente confiável, variando apenas as horas que cada região fica no escuro.

Dizer que é só incompetência seria valorizar demais o passe dos responsáveis. É evidente que há incompetência, mas num nível bem abaixo da incompetência absoluta, até agora privilégio da CET.

Além da incompetência, tem evidentemente uma ação deliberada, destinada a diminuir o consumo de energia não só em São Paulo, mas em todo o Brasil.

A verdade é que o Governo Dilma fez uma enorme lambança no setor elétrico. Na busca desesperada pela popularidade que lhe deu o segundo mandato, ninguém piscou na hora de fazer tarifas artificias que desmontaram o sistema. E São Pedro, grande gozador, aperfeiçoou a graça, acabando com as chuvas.

Para complicar o quadro, as obras destinadas a aumentar o fornecimento de energia estão atrasadas. O Brasil deve ser o único país do mundo que tem energia, mas não tem linha de transmissão para distribuí-la.

Incompetência e bandalheira ou bandalheira e incompetência? Provavelmente a soma dos dois. E não há nada pior do que um corrupto incompetente. O Brasil que o diga. O duro é que quem paga a conta somos nós, com luz ou sem luz, todo mês, no dia certo. E ai de quem atrasar!

Voltar à listagem