Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 28/04/14

22 de abril

por Antonio Penteado Mendonça

Você sabe o que se comemora no dia 22 de abril? Pois é, sem ele na folhinha, o Brasil não existiria. E, no entanto, nós tivemos feriados de quinta feira da semana anterior até 21 de abril, sem qualquer questionamento, e nos esquecemos de comemorar o dia 22 de abril.

Segundo a história oficial, o dia 22 de abril é a data do descobrimento do Brasil. O dia em que Pedro Álvares Cabral, no comando da maior frota que até então singrara o Atlântico, esbarrou nas costas da Bahia e arrancou do fundo das lendas uma terra rica e dadivosa, onde se plantando tudo nasce e onde as pessoas andavam nuas, sem qualquer vergonha de expor suas vergonhas.

Realmente o Brasil não foi descoberto em 22 de abril de 1500. Antes disso os portugueses já tinham passado pelo nosso litoral, mas existem fatos que necessitam de confirmação através de atos e o descobrimento e a tomada de posse de uma terra naquela época era feito assim.

Se fosse por falta de exatidão, não seria a primeira vez que nós comemoramos alguma coisa que parece que é, mas de fato não é.

São Paulo não foi fundada no dia 25 de janeiro de 1554. E muito menos por José de Anchieta. Ainda que não sendo santo, o responsável pela chegada dos jesuítas no Planalto de Piratininga foi o padre Leonardo Nunes, justamente homenageado pela prefeitura com a gestão Abaré-bebê 2 – O Retorno Manco.

Mais grave do que não ser feriado é o fato de que boa parte da população não tem ideia de que a data do descobrimento do Brasil é 22 de abril. Aliás, menos gente sabe alguma coisa concreta sobre fatos do que em qualquer lugar civilizado seriam fundamentais para a cidadania. Nunca em nossa história nossa educação ficou devendo tanto para tantos.

Voltar à listagem