O verão está chegando
Originalmente publicado no jornal SindSeg SP.
por Antonio Penteado Mendonça
No próximo dia 5 acontece no teatro da Academia Paulista de Letras o seminário “Está Chegando o Verão: Mudanças Climáticas, Urbanização e Vulnerabilidades – Impactos no Curto Prazo”. É uma parceria entre a Academia Paulista de Letras, o Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo e a Confederação Nacional das Seguradoras e seu objetivo é discutir o que vem pela frente ao longo dos próximos meses, nos quais o Brasil, historicamente, se transforma em palco para eventos climáticos mostrarem sua força.
Não é preciso ir longe para saber que é nestes meses que as grandes tempestades se abatem sobre o nosso território. É voltar coisa de dez anos no tempo e vamos encontrar a região serrana do Rio de Janeiro brutalmente atingida por tempestades torrenciais que até hoje não tiveram seus danos integralmente ressarcidos. De lá para cá, as tempestades atingiram reiteradamente Petrópolis, Angra dos Reis, Santa Catarina, Paraná, e fechando o rol, São Paulo, especialmente o litoral norte, severamente castigado em 2023, quando choveu 600 milímetros em 24 horas na região da Barra do Sahy.
As mudanças climáticas anteciparam sua chegada. O que era para acontecer daqui a dez anos aconteceu no ano passado e vai se repetir este ano e no próximo e no próximo. Como diz José Renato Nalini, Secretário para Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, que vai participar do seminário, “Não é mais o momento de se discutir as mudanças climáticas, estas já aconteceram. Agora, a discussão é sobre emergência climática e o que podemos fazer para minimizar os danos!”
Esta é a grande pergunta: o que podemos fazer para minimizar os danos, porque os eventos irão acontecer, cada vez com mais frequência e mais violência, ou seja, teremos um número maior de eventos mais fortes, num espaço de tempo menor, com todas as consequências desta soma.
Ainda não estamos no verão, mas o clima já mandou seu recado para os paulistanos. A tempestade que se abateu sobre a cidade no dia 11 de outubro deixou mais de três milhões de pontos sem energia, sendo que, em vários, a eletricidade só retornou cinco dias depois. Ou seja, além de termos que lidar com eventos maiores, não estamos preparados para enfrentá-los, o que aumenta ainda mais os prejuízos à frente.
O seminário “Está Chegando o Verão: Mudanças Climáticas, Urbanização e Vulnerabilidades – Impactos no Curto Prazo” vai colocar em debate as soluções e projetos para enfrentar, agora, um cenário conhecido de longa data, mas que, impulsionado pelo aquecimento global, tem um desenho novo, capaz de gerar danos muito mais pesados e que pode acontecer em poucos dias ou meses.
Com início ao meio-dia, servindo um brunch para os participantes, o seminário se estende por toda a tarde do dia 5 de novembro, com apresentações de especialistas, cientistas, professores, seguradores, representantes dos diferentes níveis de governo e aberto para o diálogo com o público.
Se você tem interesse pelo tema, até porque não tem como não se interessar por ele, na medida que estamos todos sujeitos aos seus efeitos, a inscrição pode ser feita pelo e-mail: [email protected]