Ajude a ANSP a ajudar você
Originalmente publicado no jornal Sindseg SP.
por Antonio Penteado Mendonça
A ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) pretende acelerar sua atuação, publicando um livro com artigos de diferentes naturezas, produzidos pelos seus associados.
A ANSP, com o passar do tempo, tornou-se o órgão gerador de estudos científicos do setor de seguros. Ela não compete com a Funenseg. Ao contrário, sua atuação complementa a da Escola Nacional de Seguros. Enquanto a Escola forma os quadros do setor, a Academia deve desenvolver os trabalhos necessários para a solidificação e o desenvolvimento das bases conceituais sobre as quais acontece o negócio do seguro.
A atuação da ANSP se dá através das cátedras criadas para desenvolver e aprofundar os estudos sobre os diferentes vieses que balizam a atividade seguradora.
Cada cátedra tem um coordenador, mas a coordenação geral é feita pela advogada Márcia Cicarelli, que se reporta diretamente ao Presidente da Academia, Mauro Batista.
É um desenho interessante, baseado na diversidade e na autonomia, com a finalidade de permitir o máximo de liberdade para que cada cátedra opere dentro das tipicidades de seu assunto e das necessidades de seus integrantes, conseguindo a eficiência indispensável para estar inclusive à frente do mercado, pensando e estudando as soluções para os problemas futuros que poderão impactar os players do setor.
Neste momento a ideia é que a ANSP finalize um livro composto por artigos científicos e artigos técnicos escritos por seus associados e divulgados e chancelados pelas respectivas cátedras.
Existe um cronograma rigoroso para a apresentação dos trabalhos. E regras para sua elaboração. Eu poderia transcrevê-los, mas me parece mais razoável que cada associado entre em contato com a secretaria da Academia para se inteirar de todo as particularidades da tarefa proposta pela diretoria e de como cada cátedra tem reagido ao desafio.
Ao longo das últimas semanas, a ANSP tem enviado e-mails convocando reuniões para tratar do assunto já nas cátedras. Estas reuniões devem estar começando e se estendem, pelo que eu sei, ao longo do mês de setembro.
A ideia é criar o ambiente para o desenvolvimento das discussões sobre cada um dos artigos, partindo dos temas, passando pela montagem da comissão ou grupo de trabalho, a definição do desenho que cada um terá, a divisão das tarefas e os prazos para sua apresentação.
Como já disse, cada cátedra tem liberdade para montar seu plano de ação de acordo com as decisões tomadas pelos seus integrantes.
Até agora tem sido difícil para a Academia sensibilizar todos os acadêmicos para participarem mais ativamente do dia a dia da instituição. Não porque não desejem fazê-lo, mas porque no mundo de hoje é cada vez mais difícil arrumar tempo para fazer o que quer que seja, fora das rotinas diárias impostas pela profissão de cada um.
O projeto da publicação de um livro com os artigos apresentados pelas diferentes cátedras é uma ideia importante para toda a comunidade seguradora. É a chance da formação de um pensamento de alto nível voltado para a realidade de um setor econômico com características especiais, que precisam ser estudadas e compreendidas para a elaboração das soluções para os seus problemas.
Mas é também a chance do aprimoramento profissional de cada um dos envolvidos com os artigos científicos e técnicos abordando assuntos relacionados com as rotinas, desafios e necessidades do setor de seguros.
Se você é acadêmico da ANSP, participe. Entre em contato com a secretaria da Academia ou com o responsável pela cátedra que lhe interessa.
Mais do que nunca é o momento da Academia mostrar a que veio e que ela tem competência intelectual para realizar sua missão de fornecer o embasamento teórico para a tomada de decisões práticas, capazes de desenvolver o mercado.
Voltar à listagem