Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 16/02/17

O Guarujá nas férias

O Guarujá nas férias é uma síntese do Brasil. A praia de Pitangueiras reproduz o bom e o ruim que dão o tom da vida nacional.

Tem de tudo. Do mais bonito ao mais feio, do alegre ao triste, do gesto que engrandece ao gesto que dá vergonha, a praia é pródiga em exemplos, numa aula de brasilidade aplicada que, com certeza, também é encontrada em outras praias, ao longo do nosso maravilhoso e estragado litoral.

A função começa cedo. Não me pergunte o porquê, mas, logo de manhã, regularmente, uma moto aquática do Corpo de Bombeiros, navega bem perto da praia, por dentro da arrebentação, colocando em risco a vida de quem está no mar. Não bastasse estar dentro da arrebentação, o que complicaria a manobra numa emergência, o piloto faz questão de acelerar e fazer curvas, como se fosse uma praça de tropa de cavalaria, pronta para a carga, com sabre em punho, para dissolver uma passeata contra o governo. E ele volta várias vezes por dia, com o mar lotado de gente, numa prova viva da incompetência se sobrepondo inclusive à legislação da Marinha, que normatiza a navegação ao longo das praias.

Mas, se ele coloca a vida do cidadão no mar em risco, outros infernizam a vida de quem está na praia colocando música alta, sem perguntar se os vizinhos estão de acordo ou se estão gostando.

Como os estafermos se acham mais donos da praia do que os outros, e eles se multiplicam feito mosquito da dengue, a mistura de ritmos, normalmente com músicas muito ruins, leva crianças, adultos e idosos que não têm nada com isso à loucura.

Para completar, esse grupo, aliás, longe de ser o único, costuma jogar lixo na areia, até quando tem cesto de lixo ao lado. Dá dó ver o que fazem na praia, com a praia e com quem está na praia. Mas mais triste ainda é ver os guarda vidas absolutamente imóveis, como se não fosse com eles.

Voltar à listagem