Penteado Mendonça Advocacia

Herdeiro de uma tradição jurídica iniciada em 1860.

PT | EN

Insira abaixo seu e-mail caso deseje fazer parte do nosso mailing:

Estamos à disposição: contato@pmec.com.br 11 3879.9700

Crônicas & Artigos

em 27/10/15

Parece que a UNASUL existe

Você já ouviu falar em UNASUL? Não? Tudo bem, você está na companhia de mais de 99,9% da humanidade. Nada de errado com você. Mas parece que, apesar disso, a tal de UNASUL existe. E o que é pior, o Brasil teria metido dinheiro bom em negócio ruim para que ela existisse.

Não é caso de aprofundar muito a questão ou de fazer pesquisas muito acuradas. O simples fato da UNASUL existir não quer dizer nada, nem tira o sono de ninguém.

Mas ela tem um presidente que decidiu que tinha poder para se meter nas coisas do Brasil e declarou que, se a presidenta que foi estudanta, mas não aprendeu nada for “impichada”, a tal UNASUL, que pouca gente conhece e ninguém sente falta, pode punir o Brasil, suspendendo ou mesmo expulsando o país dos quadros da associação.

Isso seria uma sorte sem tamanho. Aliás, o ideal é que o Brasil fosse expulso da UNASUL o mais rapidamente possível. Afinal, não tem o menor sentido levar a sério alguma coisa que, somando os PIB’s de seus integrantes, deve chegar, sem demérito para Mato Grosso, no máximo perto da receita do Estado, tão importante para o agronegócio nacional.

Sob esta ótica, a melhor coisa que podemos fazer é acelerar o processo de impeachment da Presidente. Com ele, matamos dois vermes com um único purgante. Nos livramos dos responsáveis por toda sorte de desmandos que nos deixam com vergonha diante do mundo e nos livramos dos boçais da UNASUL.

Não farão falta nenhuma. Pelo contrário, sem as tolices da UNASUL e a visão torta do mundo dos filósofos do PT, poderemos fazer como Cuba – que quer mesmo é um tratado especial de livre-comércio com os Estados Unidos – e nos aproximarmos de gente séria para negociar parcerias sérias e melhorar as condições de vida dos brasileiros.

Voltar à listagem