70 anos do dia D
No dia 6 de junho de 1944 o mundo assistiu o maior desembarque militar da história. Numa operação envolvendo basicamente norte-americanos e britânicos, milhares de navios e aeronaves transportaram milhares de soldados da Grã-Bretanha para as praias da França.
A data inicialmente prevista não era o dia 6, mas as condições meteorológicas desfavoráveis levaram ao adiamento do desembarque até a última data possível, quando, como que por milagre, o serviço meteorológico apontou uma janela na tempestade e o general Eisenhower, comandante em chefe da Operação Overlord, ordenou o seu início.
Milhares de embarcações de todos os tipos, desde enormes couraçados até barcaças de desembarque, se colocaram em movimento, iniciando a travessia do Canal da Mancha em direção às praias da Normandia.
O Marechal alemão Rommel previra corretamente o local escolhido pelos aliados, mas Adolf Hitler estava convencido que o desembarque se daria em Calais. O resultado é que o grosso das tropas alemãs não estava na Normandia.
Mesmo com menos tropas do que poderiam contar, a reação alemã, especialmente na praia de Omaha, foi forte e milhares de soldados aliados, a maioria norte-americanos, morreram no próprio dia 6, metralhados e bombardeados nas cabeças de praia.
Mas no final do dia D, que ficou conhecido como “o mais longo dos dias”, os aliados estavam firmemente instalados em solo francês. 6 de junho de 1944, 70 anos atrás, marca o começo do fim da Segunda Guerra Mundial. Daí em diante a Alemanha foi sendo comprimida pelos russos no leste e pelos americanos e britânicos no oeste, até que, em maio de 1945, ela se rendeu incondicionalmente.
Voltar à listagem