O estado embarca na da CET
Quem acha que a CET é a dona da bola, sem ninguém para fazer sombra, vale dar uma olhada no que acontece nas rodovias paulistas.
Não há dúvida, são as melhores e mais seguras do país. Não tem comparação com nenhuma outra, seja em que estado for. Algumas rodovias paulistas estão em nível internacional. Se for para compará-las, é preciso que seja com as mais modernas rodovias europeias ou norte-americanas.
Mas elas padecem da visão distorcida de quem é responsável por suas velocidades.
Parece que as autoridades estaduais ficaram com inveja da CET e decidiram fazer melhor ainda, evidentemente que com a intenção de multar o motorista.
Diz o ditado que para baixo todo santo ajuda. Na Rodovia dos Imigrantes isso não é verdade. Para baixo o radar trava, para cima o santo ajuda.
Pode parecer incrível, mas a velocidade de descida da serra é de 80 quilômetros por hora, contra 100 para subir. Como as pistas são as mesmas, fica difícil entender a matemática, ainda mais quando, ao sairmos dela, caímos numa rodovia muito inferior, com pista dupla e velocidade de 110 quilômetros por hora.
Mas a coisa fica feia mesmo é na Rodovia dos Tamoios. Se, depois da Imigrantes, na Serra do Quilombo, perto do Cubatão, a velocidade é de impressionantes 60 quilômetros por hora, na Tamoios tem trechos, longos trechos, em que a velocidade é de 40 quilômetros por hora.
E a regra vale para a Rodovia Anhanguera. Enquanto nela a velocidade é de 100 quilômetros por hora, com reduções para 80, na Adhemar de Barros, bem inferior, a velocidade chega a 110 sem esforço.
Se não for para multar, alguma coisa está errada… e aí é muito pior.
Voltar à listagem